Querida leitora, querido leitor:
Luz e paz ao seu coração!
Você já ouviu falar em Rene Descartes (1596-1650)? Comecemos por este tópico.
Ele foi um filósofo, físico e matemático francês que contribuiu de forma significativa para o pensamento moderno. A favor da clareza na ciência forneceu uma forma do pensar que consiste em bem conduzir a razão na busca pela verdade, dentro da ciência. Foi uma ótima contribuição em minha opinião! Concorda comigo?
Ao mesmo tempo esta forma importante do pensar não foi suficiente para que nos sintamos, como seres humanos, completos no existir. Basta que reflitamos apenas um pouquinho para que percebamos que somos regidos por algo além de nossos pensamentos.
Isto porque não somos apenas razão, pensamentos. Somos também emoções e sentimentos e somos também instintos. Sim, somos complexos...
Veja a comprovação disto na prática! Já viveu a seguinte situação em sua vida? A de pensar algo, determinar como correto ou possível e, no entanto, não sentir assim, tomando então outros rumos em seus comportamentos e no agir, diferente do que havia pensado? Temos aqui um exemplo típico que nos demonstra que nossos sentimentos nos influenciam e, por muitas vezes, determinam nossa vidas. (Estou pensando em gravar uns vídeos e postar em meu insta e face sobre este tópico. O que você acha? Comente comigo aqui neste Blog sua opinião, se desejar, ok?)
Voltando ao assunto podemos então afirmarmos que nossos sentimentos e emoções influenciam em nossas tomadas de decisões e nos direcionamentos que damos em nossas vidas. Nosso querido poeta, Rubem Alves, nos contempla com as seguintes palavras:
"Somos donos dos nossos atos mas não donos dos nossos sentimentos. Somos culpados pelo que fazemos mas não pelo que sentimos. Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos. Atos são pássaros engaiolados. Sentimentos são pássaros em voo. "
Lindo, não é mesmo? E, nesta altura desta leitura você já se perguntou o que são sentimentos e o que são emoções?
Espere aí, Giselle, tem diferença? (se você estiver se perguntando...)
E a resposta é: Siiiiimmmm! Tem diferença.
Me explico melhor e de forma breve, para não lhe cansar, ok?
Preciosíssimos e atuais estudos científicos têm nos mostrado a comprovação racional de que somos seres unificados, um todo (holísticos), como muitas teoria filosóficas, espirituais e psicológicas já preconizam.
O assunto das emoções e das sensações é ainda motivo de muitos estudos, seja na neurociência ou nos estudos das psicologias... Isto para que você perceba o tanto que somos complexos seres vivos.
As sensações podem ser definidas como um fenômeno puramente perceptual, basicamente uma atividade dos sentidos. É seu corpo reagindo a algo que lhe acontece. Seja de forma externa ou interna. Pode ser uma coceira no pé, um coração acelerado, um aperto na garganta, um nó na boca do estômago e por aí uma enorme lista.
Lembre-se de que sensações podem ser sutis ou intensas, ok? E aqui já deixo-lhe a dica de que, muitas vezes seu inconsciente se manifesta através de seu corpo, enviando mensagens importantes à sua mente consciente utilizando-se de suas emoções como mensageiros para que você esteja atento ao que se passa dentro de você em uma instância não consciente, não racional.
Agora que você já sabe sobre as emoções, vamos aos sentimentos.
Estes são "fenômenos muito mais complexos que as sensações. (...) possuem uma avaliação pessoal e uma tentativa de encaixe de um acontecimento específico em um esquema mais amplo das próprias experiências do sujeito. As sensações, por outro lado, podem ser aceitas sem a exigência desse senso de encaixe. Portanto, sentimentos envolvem compreensão e integração." (POLSTER; POLSTER - 2001).
E, pasme! Sentimentos são diferentes de necessidades e de julgamentos (Tema para outra postagem).
Sentimentos são experiências que se passam em sua mente daquilo que está lhe acontecendo no momento e é percebido em seu corpo como emoções. Sentimentos estão ligados a histórias pregressas, crenças, cultura, traumas e até aos ancestrais...
Suas emoções podem ser percebidas pelo seu corpo. Já seus sentimentos apenas serão sabidos pelos outros se você compartilhá-lhos verbalmente (ou estiver ao lado de um sensitivo que capta e decodifica este tipo de informação/energia em pensamentos). Entendeu?
Em resumo, se você é daquele tipo de pessoas que ama uma síntese: as "sensações são reações corporais, causadas por um estímulo. São, portanto, fenômenos puramente perceptuais. Os sentimentos são experiências subjetivas, acessíveis apenas à própria pessoa. As emoções, por outro lado, são expressivas, observáveis pelos outros," (DAMÁSIO 2000)
E ainda temos uma diferenciação muito importante, é sobre a duração destes processos humanos tão requintados: "os sentimentos são mais duradouros, menos explosivos e não vêm acompanhados de reações orgânicas intensas. Já as emoções são fortes, passageiras e mutáveis. Portanto, o que emociona um indivíduo hoje, pode não emocioná-lo amanhã." [Reeve (2006) e Bock, Furtado e Teixeira (2008)]
Aqui, companheira/companheiro de viagem pense e sinta comigo: quantas vezes ficamos meses, anos e até décadas com um mesmo sentimento referente a uma pessoa? Se é um sentimento positivo, ótimo! Delícia! Mas e quando é um sentimento negativo, ruim? (Vichi! Aqui mora um perigo que precisa ser considerado...)
Diante da compreensão do que lhe expus acima que tal conhecer uma lista com muitos de seus sentimentos? Basta clicar aqui e encontrar palavras que expressem como você se sente muitas vezes...
E, como sempre faço com meus amados pacientes, a você também, leitora/leitor dedicado que chegou até aqui deixo-lhe um Para Casa:
Parar, em algum momento de seu dia ou de sua noite (ou até mesmo antes de dormir), respirar profundamente por 5 vezes e se perguntar, com a mãe esquerda sobre seu coração: - Como estou me sentindo agora, em meu corpo? (Espere uns segundos... sinta-se sem pressa). Que emoção estou experimentando? E que sentimentos estou sentindo? Qual o pensamento ligado a isto tudo?
Se desejar acesse a lista de sentimentos. Use-a como cola.
Este exercício já irá lhe ajudar a iniciar seu processo de auto-reconhecimento. Bom Trabalho!
Aproveito, com gratidão, a oportunidade de você ter lido até aqui. Nas próximas postagens darei continuidade a temas que lhe ajudarão em sua vida humana mortal e impermanente! E prometo uma postagem em que eu coloque a interação do sentido na vida com seus sentimentos, ok?
Bjs de Paz Profunda com aroma de jabuticabeira em flor.
P. S. Se desejar me envie um formulário me contando o que achou deste texto: alguma sugestão para melhoria ou outros temas que sejam de seu interesse ou até mesmo um elogio. Eu os receberei com gratidão.